Ligue para nós +1-555-555-555

Abrasca critica retomada da discussão sobre reforma no Imposto de Renda

Douglas Cardoso • mai. 23, 2022

Entidade diz que cenário não é bom para mudança, que vem sendo articulada por presidentes da Câmara e Senado

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) criticou em nota a retomada das negociações de uma reforma do Imposto de Renda. O documento destaca que o cenário atual não é propício para a discussão, que está sendo feita sem muita clareza.


“O futuro é um céu de nuvens um pouco carregadas, não só pela incerteza global como também pelas dúvidas em relação às eleições de outubro no Brasil. Nesse cenário, as propostas de reforma tributária, que voltaram a circular, preocupam. Promover uma mudança estruturante no Imposto de Renda, que simplifique e gere crescimento, é consenso para o setor produtivo. Mas alterações pouco debatidas, aprovadas de supetão a partir de um projeto tão criticado tecnicamente, como o que está no Congresso, podem reduzir, mais ainda, investimentos e o crescimento da produção e do emprego. É uma sobrecarga de incerteza”, diz a nota.


Os presidentes da Câmara e do Senado, juntos com o Ministério da Economia, estão articulando a retomada da discussão. Há informações de bastidores de que até as emendas de relator (as RP9, conhecidas como orçamento secreto) podem ser utilizadas para dar tração ao processo. O tema, contudo, como a nota da Abrasca evidencia, é controverso.


“O problema não é a direção mas sim a forma e o momento em que essa discussão está ocorrendo. Notícias na imprensa falam de uma reforma enxuta, com a criação da tributação de dividendos em 10%, acompanhada de alíquota corporativa reduzida de 34 para 30%. Esses números indicam um aumento de carga tributária”, afirma a associação.


“Além disso, a tributação da pessoa jurídica em 30% permaneceria muito superior à média dos países da OCDE, atualmente em torno de 23%. Problemas técnicos já identificados, como tributação inconstitucional de lucros acumulados e o tratamento dos prejuízos fiscais, não são mencionados”, completa a nota, apontando riscos para projetos de infraestrutura, que teriam que ser refeitos para nova realidade tributária.


Leia mais em: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/tributario/abrasca-critica-retomada-da-discussao-sobre-reforma-no-imposto-de-renda-20052022




26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: