Ligue para nós +1-555-555-555

INSS deve pagar 13 de auxílio-reclusão a filho adolescente, decide juíza

ago. 29, 2022

DEPENDÊNCIA ECONÔMICA

O auxílio-reclusão solicitado por dependente menor de idade é devido desde a data da prisão. Com esse entendimento, a juíza Graziela Soares, da 1ª Vara Federal de União da Vitória (PR), determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve pagar retroativamente o benefício a dois filhos de um homem preso desde 2009 em regime fechado.


Com a decisão, o filho mais velho, que tem 18 anos de idade, tem direito a receber o auxílio-reclusão desde outubro de 2009. Já o mais novo, que tem seis anos, deve receber o benefício desde a data do seu nascimento, em novembro de 2015.


A magistrada considerou que, como o homem foi preso antes da publicação da Lei 13.846/19, a obtenção do benefício depende da comprovação da dependência econômica do beneficiário e da baixa renda, o preso também não pode receber salário ou qualquer benefício previdenciário e deve ser um segurado do INSS. 


Nesse sentido, a juíza destacou que a prova de dependência econômica é dispensada "quando se tratar de cônjuge, companheiro(a), ou filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos, inválido ou portador de deficiência grave". Dessa forma, ela entendeu que a dependência econômica é presumida no caso em questão.


Soares também ressaltou que, como o preso está desempregado desde antes da sua reclusão, o Superior Tribunal de Justiça estabeleceu que "o critério de aferição de renda do segurado que não exerce atividade laboral remunerada no momento do recolhimento à prisão é a ausência de renda, e não o último salário de contribuição".


Assim, a magistrada atribuiu a condição de baixa renda diante da ausência de salário de contribuição. A juíza também analisou que o condenado era segurado no momento da prisão e que não recebe qualquer benefício previdenciário ou salário. Assim, ela determinou que "preenchidos os requisitos necessários, faz jus a parte autora ao benefício de auxílio-reclusão reclamado".


Fonte:https://www.conjur.com.br/2022-ago-28/inss-pagar-decada-auxilio-reclusao-adolescente



26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: