Ligue para nós +1-555-555-555

Ministro Lewandowski antecipa aposentadoria do STF para 11 de abril

abr. 03, 2023

Ministro Lewandowski antecipa aposentadoria do STF para 11 de abril

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, comunicou que antecipará sua aposentadoria para o dia 11 de abril. O anúncio ocorreu após a última sessão do STF na quinta-feira (30).


Ricardo Lewandowski encaminhou a formalização da antecipação da aposentadoria à presidente do STF, a Ministra Rosa Weber, para posterior envio à Presidência da República. Lewandowski explicou que a antecipação se deve a questões pessoais relacionadas a compromissos acadêmicos e profissionais. Lewandowski foi nomeado em 2006 e atingiria a idade de 75 anos em 11 de maio, quando seria aposentado compulsoriamente.


Quem assume o lugar de Lewandowski no STF? A aposentadoria antecipada do Ministro abrirá uma vaga no STF, indicada pelo presidente Lula. Assim, o indicado deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e votação no plenário da Casa antes de tomar posse.


Entre os nomes cotados para substituir Lewandowski está o advogado Cristiano Zanin. Ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato. No entanto, não há prazo para a indicação do novo ministro pelo presidente Lula.Essa é uma tese que busca oportunizar ao segurado optar pela forma de cálculo permanente se esta for mais favorável. Assim, para verificar a viabilidade da tese no caso concreto, realiza-se o cálculo de renda mensal inicial com base na média de todos os salários de contribuição realizados pelo segurado. 


O julgamento da possibilidade de revisão foi concluído no início de dezembro na Suprema Corte. Dessa forma, a decisão foi FAVORÁVEL aos beneficiários da Previdência Social e o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a seguinte tese: “O segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da Lei 9.876, de 26.11.1999, e antes da vigência das novas regras constitucionais, introduzidas pela EC 103/2019, tem o direito de optar pela regra definitiva, caso esta lhe seja mais favorável”.


Em resumo, o texto garante a utilização de contribuições anteriores a julho de 1994 no cálculo dos benefícios previdenciários. Quando concedidos pelas regras anteriores à Reforma da Previdência.

Fonte:https://previdenciarista.com/blog/ministro-lewandowski-antecipa-aposentadoria-do-stf-para-11-de-abril/

26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: