Ligue para nós +1-555-555-555

Pedido de aposentadoria indeferido sem análise da documentação, saiba o que fazer!

mar. 23, 2023

Isso ocorre porque a análise da aposentadoria é feita pela inteligência artificial, que leva em conta apenas os dados já registrados no CNIS.


O indeferimento instantâneo de benefícios pelo INSS – por mais absurdo que isso seja – é uma realidade. Mesmo que sejam juntados documentos para reconhecimento de períodos rurais, urbanos ou especiais, tem acontecido de o INSS negar o pedido de aposentadoria em poucos minutos, sem a análise de qualquer documento apresentado. Isso ocorre porque a análise do pedido é feita pela inteligência artificial, que leva em conta apenas os dados já registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS.


O sistema foi programado para diminuir as filas de requerimentos no INSS. No entanto, claramente tem sido ineficaz. Primeiro, porque muitas vezes apenas joga para o fim da fila quem estava no início, eis que o(a) segurado(a) fica obrigado(a) a apresentar um novo pedido. Além disso, o sistema de análise pela inteligência artificial notadamente tem aumentado a judicialização de demandas previdenciárias. Quando o INSS sequer analisa de forma correta a pretensão do(a) segurado(a), a única alternativa acaba sendo o socorro ao Judiciário.


Como fazer o INSS realizar a análise da documentação da aposentadoria? A primeira possibilidade de solução para os casos de indeferimento automático pelo INSS, é o ajuizamento de um processo judicial, a fim de que o próprio judiciário analise diretamente o pedido. Mas, surpreendentemente, existem temas em que a via administrativa é mais favorável do que a via judicial. Cito como exemplos a análise da miserabilidade na concessão do benefício assistencial e o reconhecimento de período rural prestado antes dos 12 anos de idade. Por esse motivo, antes de entrar diretamente com a ação para discutir o mérito do pedido, deve-se cogitar a possibilidade de impetração de mandado de segurança para que o INSS reabra o processo administrativo e analise a documentação.


Sem dúvida, o indeferimento automático de benefícios pelo INSS é um ato ilegal, na medida em que carece de fundamentação e, consequentemente, afronta o devido processo administrativo. Nesse sentido, veja a ementa:

EMENTA:PREVIDENCIÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. REMESSA OFICIAL. PEDIDO DE REABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO. DECISÃO ADMINISTRATIVA. AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO. NULIDADE. […] 2. É nula a decisão administrativa que, ao indeferir requerimento, deixa de explicitar que os documentos e demais provas apresentadas pelo segurado são insuficientes para reconhecer o direito ao benefício. 3. Violação ao exercício da garantia da ampla defesa, prevista no artigo 5º, LV, da Constituição Federal. (TRF4 5007210-34.2021.4.04.7113, 23/10/2022)

EMENTA:PREVIDENCIÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. PEDIDO DE AVEBAÇÃO DE TEMPO RURAL NÃO ANALISADO NA ESFERA EXTRAJUDICIAL. ILEGALIDADE. VERIFICAÇÃO. INOBSERVÂNCIA DO DEVIDO PROCESSO ADMINISTRATIVO. RECONHECIMENTO. 1. O encerramento do feito na via extrajudicial de forma precoce, sem a análise do pleito que fora formulado, que deve conter a devida motivação pelo deferimento, ou pelo indeferimento, ou a especificação das exigências devidas para o respectivo exame, implica ilegalidade em razão da ausência da observância do devido processo administrativo, sendo o caso, portanto, determinar-se a reabertura do processo administrativo com a análise efetiva (mérito) do tempo rural postulado e do pedido de aposentadoria. […] (TRF4 5026662-26.2022.4.04.7200, 10/02/2023) Dessa forma, se o objetivo é a reabertura do processo administrativo, sem dúvidas a melhor alternativa é o mandado de segurança.

Fonte:https://previdenciarista.com/blog/pedido-de-aposentadoria-indeferido-sem-analise-da-documentacao-saiba-o-que-fazer/

26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: