Ligue para nós +1-555-555-555

Pedido de auxílio-acidente após fim de auxílio-doença dispensa requerimento prévio no INSS

set. 14, 2022

A 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) entendeu que, o pedido de auxílio-acidente após fim de auxílio-doença dispensa requerimento prévio no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


O caso trata de uma segurada do INSS que sofreu um trauma no joelho e no tornozelo esquerdo, devido a um acidente de trânsito. Ela recebeu o benefício do auxílio-doença e quando o benefício foi cessado ela retornou ao trabalho, mesmo sofrendo com sequelas do acidente. Assim, ela optou por ajuizar uma ação, solicitando o pagamento do auxílio-acidente, desde a data de término do benefício anterior.


Conforme o advogado da segurada, o INSS cessou o auxílio-doença sem a ocorrência de uma nova perícia médica, para averiguar o estado de saúde da segurada. Dessa forma, para a beneficiária solicitar a conversão dos auxílios, seria necessário um novo requerimento administrativo. A decisão em primeira instância extinguiu a ação da segurada, sob a justificativa de que o auxílio-acidente não poderia ser solicitado diretamente na via judicial. Portanto, seria necessário um novo requerimento para reavaliar o estado de saúde. Dessa forma, a segurada recorreu da decisão ao TRF4.


Ao analisar o caso, o Tribunal entendeu que a necessidade de realizar um novo requerimento para concessão de benefícios, não se aplica nesses casos de cessação administrativa anterior. Para o TRF4 a “cessação do auxílio-doença já configura pretensão para embasar interesse processual”. Assim, a decisão do Tribunal foi favorável à segurada.


Fonte:https://previdenciarista.com/blog/pedido-de-auxilio-acidente-apos-fim-de-auxilio-doenca-dispensa-requerimento-previo-no-inss/

26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: