Ligue para nós +1-555-555-555

Tema 315 da TNU: data de início do auxílio-acidente

fev. 13, 2023

Tema 315 da TNU: data de início do auxílio-acidente

O Tema 315 da TNU discute a data de início do benefício de auxílio-acidente quando for precedido de auxílio-doença e não houver pedido de prorrogação. A TNU afetou o Tema 315 que discute a data de início do benefício de auxílio-acidente quando for precedido de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) e não houver pedido de prorrogação.


Dessa forma, confira abaixo os principais pontos debatidos sobre o assunto: O que diz a lei?  O art. 86, § 2º da Lei 8.213/91 estabelece que: § 2º O auxílio-acidente será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença, independentemente de qualquer remuneração ou rendimento auferido pelo acidentado, vedada sua acumulação com qualquer aposentadoria. Assim, tratando-se da concessão de auxílio-acidente precedido do auxílio por incapacidade temporária, a lei traz expressa disposição quanto ao seu termo inicial. O início do auxílio-acidente deverá corresponder ao dia seguinte ao da cessação do respectivo auxílio por incapacidade temporária, pouco importando a causa do acidente.


Tema 315 da TNU Em virtude da divergência de entendimento nos casos em que não há pedido de prorrogação do auxílio por incapacidade temporária prévio, foi submetida a seguinte tese a julgamento: Saber se, nos casos de ausência de pedido de prorrogação, o início dos efeitos financeiros do auxílio-acidente, decorrente da cessação do auxílio-doença, deve ser fixado na data da citação válida ou no dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença.


Parte dos julgadores entende que a mera cessação administrativa do benefício de auxílio-doença já configura pretensão resistida a embasar o interesse processual. Portanto, seria desnecessária a formulação de pedido de prorrogação ou de novo requerimento de concessão

Em contrapartida, outros entendem que a parte não poderia pedir novo benefício diretamente pela via judicial, sendo necessária a realização de novo requerimento administrativo.


Acesse aqui a íntegra da decisão. Tema 862 do STJ, Anteriormente à afetação pela TNU, o STJ já havia analisado questão semelhante quanto ao termo inicial do auxílio-acidente, com trânsito em julgado em 15/09/2022. Assim, veja-se a tese firmada: O termo inicial do auxílio-acidente deve recair no dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença que lhe deu origem, conforme determina o art. 86, § 2º, da Lei 8.213/91, observando-se a prescrição quinquenal da Súmula 85/STJ.


Dessa forma, o entendimento do STJ é no sentido de que o auxílio-acidente será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio por incapacidade temporária. Todavia, caso inexistente a prévia concessão de tal benefício, o termo inicial deverá corresponder à data do requerimento administrativo. Inexistentes o auxílio por incapacidade temporária e o requerimento administrativo, o auxílio-acidente tomará por termo inicial a data da citação.


Por fim, aos colegas Previdenciaristas, deixo modelos de petições de um caso real: Petição inicial. Auxílio-acidente. Concessão. Acidente de trabalho. Manifestação. Concessão. Auxílio-acidente. Acidente de trabalho. Lesão mínima. Tema 416 STJ. Inacumulabilidade de aposentadoria com auxílio-acidente. Concessão indenizada.

Fonte:https://previdenciarista.com/blog/tema-315-da-tnu-data-de-inicio-do-auxilio-acidente/

26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: