Ligue para nós +1-555-555-555

TRF4 garante Aposentadoria por Invalidez para diarista com doenças ortopédicas na coluna

out. 29, 2022

A 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) garantiu a concessão de Aposentadoria por Incapacidade Permanente para diarista que sofre com doenças ortopédicas na coluna. A Turma decidiu pela desnecessidade de cirurgia para a concessão do benefício.


A segurada entrou com uma ação em 2021, após o INSS negar a concessão da aposentadoria. Na época, a diarista informou que estava incapacitada para o trabalho devido a dores constantes na coluna. Conforme laudos, a segurada estava acometida por espondiloartrose dorsal, tendinopatia, síndrome do túnel do carpo e artropatia degenerativa. De acordo com recomendação médica, a segurada deveria realizar procedimento cirúrgico para possível melhora no quadro clínico.


Em primeira instância, a 2ª Vara Cível da Comarca de Curitibanos (SC) determinou a concessão do auxíliio-doença por no mínimo 10 meses. Caso necessário, a segurada poderia solicitar a prorrogação do benefício ao INSS. No entanto, ela recorreu da decisão ao TRF4 solicitando a concessão da aposentadoria por invalidez.


A decisão do TRF4:

Ao analisar o caso, o TRF4 entendeu que a segurada tinha direito à aposentadoria, pois, conforme o laudo pericial, as patologias que acometem a diarista causam a incapacidade para o trabalho e apenas existe a possibilidade de recuperação através de cirurgia. O Tribunal ainda relembrou o artigo 101 da Lei n° 8.213/91, nã0 obrigada o segurado a passar por uma cirurgia para receber o benefício.


O TRF4 também entende que, mesmo sem a necessidade do tratamento cirúrgico, a diarista certamente não conseguiria se recuperar para poder voltar ao trabalho. Além disso, a idade avançada e as patologias não a tornam elegível para a reabilitação profissional.


Portanto, o TRF4 optou por conceder a aposentadoria por invalidez à diariasta. Agora, cabe ao INSS pagar o auxílio-doença desde a data do requerimento, em maio de 2020, e converter o benefício em aposentadoria desde a data da incapacidade, em novembro de 2020. O TRF4 ainda terminou que as parcelas vencidas devem apresentar correção monetária e os respectivos juros.

Fonte:https://previdenciarista.com/blog/trf4-garante-aposentadoria-por-invalidez-para-diarista-com-doencas-ortopedicas-na-coluna/

26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: