Ligue para nós +1-555-555-555

Votar nas eleições configura Prova de Vida para os segurados do INSS

out. 04, 2022

Os segurados que votaram nas eleições de 2022 podem utilizar o ato de cidadania como método de realização da Prova de Vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


A medida é resultado de uma portaria publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência no início do ano. A partir de agora, o INSS não pode mais exigir a comprovação de vida presencial dos aposentados e pensionistas. Isso ocorrerá quando existir a necessidade de deslocamento até agências bancárias ou do INSS. Dessa forma, as novas regras indicam que a Prova de Vida será feita pelo próprio governo.


A comprovação ocorrerá através de consultas em bases de dados públicas (federal, estadual e municipal) e privadas para saber se o beneficiário está vivo. Entre esses novos métodos de comprovação de vida, está a votação nas eleições. Além disso, a partir de 2023, o governo analisará registros de vacinações e consultas no SUS, além de emissões de documentos para comprovar que o segurado está vivo.


De acordo com o INSS, o cruzamento de informações irá dizer se o “titular do benefício, nos dez meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais”. No entanto, é preciso ficar atento, pois quando não for possível realizar o cruzamento de dados, o beneficiário será notificado para fazer o procedimento. Somente assim, será necessária a realização da Prova de Vida, dando preferência para a modalidade online via MeuINSS.


Para que serve a Prova de Vida?


A Prova de Vida serve para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, o segurado ou pensionista precisa fazer a comprovação de vida. Trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.

Fonte:https://previdenciarista.com/blog/votar-nas-eleicoes-se-configura-como-prova-de-vida-para-os-segurados-o-inss/


26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: