Portaria permite a concessão do Auxílio-Inclusão para segurados especiais do INSS

20 de agosto de 2022

 Portaria permite a concessão do Auxílio-Inclusão para segurados especiais do INSS

O Ministério do Trabalho publicou, na quinta-feira (11), a Portaria Nº 1.047 que altera as regras para a concessão do Auxílio-Inclusão. Agora, os segurados especiais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também passam a ter direito ao benefício.


A portaria prevê a concessão do auxílio-inclusão para as pessoas de baixa renda com deficiência , que recebiam o Benefício Assistencial (BPC/LOAS), e começaram a exercer atividade remunerada como militares, autônomos e pequenos produtores rurais. Para esses casos é preciso que o beneficiário tenha recebido o BPC/LOAS nos últimos 5 anos.


Os segurados especiais do INSS também passam a ter direito ao benefício com a nova portaria, mesmo que não contribuam à previdência. Agora, esses segurados podem receber o auxílio-inclusão sem atrapalhar o processo de aposentadoria. Isso porque, o BPC impede a atuação profissional. Para que o segurado especial se aposente, é preciso completar 15 anos de trabalho como pequeno produtor rural.


Por fim, a portaria indica que os gastos médicos da pessoa com deficiência são considerados no cálculo de renda, para a concessão do auxílio. Nesses casos, tem direito ao benefício as pessoas cuja renda seja inferior a 1/4 do salário mínimo.


Esse benefício, visa auxiliar na inclusão de idosos e pessoas com deficiência que recebem ou receberam o BPC e querem reingressar no mercado de trabalho. O Auxílio-Inclusão tem o valor de 50% do valor do BPC, ou seja, de meio salário mínimo.


O BPC/LOAS é uma prestação paga, no valor de salário mínimo, para idosos maiores de 65 anos ou pessoas com deficiência. Desde que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.

Fonte: https://previdenciarista.com/blog/portaria-permite-a-concessao-do-auxilio-inclusao-para-segurados-especiais-do-inss/


26 de janeiro de 2024
Mudança de Endereço
24 de maio de 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 de maio de 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 de maio de 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 de maio de 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 de maio de 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 9 de maio de 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
5 de maio de 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
4 de maio de 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
3 de maio de 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts