Ligue para nós +1-555-555-555

TRU nega Pensão por Morte para mulher que mantinha relação extraconjugal com segurado

out. 21, 2022

A Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região (TRU/JEFs) negou a concessão da Pensão por Morte para uma mulher que mantinha relação extraconjugal com segurado.


Segundo a requerente, ela morava junto com o segurado falecido e mantinha uma relação de cunião estável. Além disso, segundo ela, os dois chegaram a ter filhos. No entanto, o segurado também estava oficialmente casado com outra mulher. Conforme os relatos, ele mantinha ao mesmo tempo o relacionamento com a esposa e a relação extraconjugal com a requerente. Dessa forma, ela entrou com o pedido de concessão da pensão por morte.


Ao analisar o caso, a 3ª Vara Federal de Cascavel (PR) julgou o pedido como improcedente. Para a Vara, a requerente não cumpria os requisitos necessários para a concessão do benefício, visto que não foi comprovada a condição de companheira. Além do fato de que as relações de concubinato não são protegidas por lei. Assim, devido ao resultado do processo, ela recorreu à 1ª Turma Recursal do Paraná. Ao julgar o caso, a Turma obteve o mesmo entendimento que a Vara de Cascavel, ao analisar a situação de concubinato impuro.


O entendimento da TRU:

Em uma última tentativa de garantir o benefício, ela recorreu à Turma Regional de Uniformização do TRF4. Ao interpelar o pedido de uniformização, ela relembrou o posicionamento adotado pela 2ª Turma Recursal de Santa Catarina em um caso similar. Conforme o entendimento da Turma, mesmo que a lei impeça o casamento de um casal, o relacionamento entre eles geraria efeitos previdenciários.


Ao analisar o caso, a TRU entendeu que o pedido é incompatível com a Constituição Federal. Mesmo que a união seja comprovada, o caso ainda se configurava como concubinato impuro. Além disso, a TRU relembrou o entendimento do STF no julgamento do Tema 526. Conforme a tese firmada pelo STF, uma relação extraconjugal não se equipara ao casamento ou união estável

Fonte:https://previdenciarista.com/blog/tru-nega-pensao-por-morte-para-mulher-que-mantinha-relacao-extraconjugal-com-segurado/


26 jan., 2024
Mudança de Endereço
24 mai., 2023
A escolha do domicílio fiscal como parte da sua estratégia no sistema de Holding Familiar.
23 mai., 2023
O Senado aprovou que os créditos de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, sejam transferidos para o destinatário. 
22 mai., 2023
Judiciário autoriza a restituição do ITBI relativo aos imóveis adquiridos nos últimos cinco anos
18 mai., 2023
TRF4 Mantém Legitimidade da União em Usucapião de Bem Público 
12 mai., 2023
Novo teto do valor da causa no Juizado Especial Federal (JEF) em 2023, veja o que muda!
Por Graciele secretária 09 mai., 2023
Novo valor da contribuição ao INSS a partir de maio de 2023, veja as mudanças! 
05 mai., 2023
TRF1: Perícia Médica realizada por fisioterapeuta é inválida para concessão de aposentadoria 
04 mai., 2023
Atividade de Motorista: Como é realizada a avaliação da penosidade?
03 mai., 2023
Quem ganha mais que o salário mínimo, pode contribuir com 11% para o INSS? 
Mais Posts
Share by: